Agência Filtro
Do esboço de toda ideia, até o desenho da mudança
REBRANDING ● MARCA ● IDENTIDADE VISUAL
Desafio
A história da agência Filtro se confunde e se mistura muito com a trajetória da dona da empresa, a Gabriela. O negócio começou a ser pensado em meados de 2017 a partir do momento em que Gabi percebeu em si uma veia comercial muito forte. O que ela não esperava é que iria se descobrir uma gestora muito justa, daquelas que defende o cliente, mas acredita que um trabalho perfeito só é possível com uma equipe bem acolhida. O senso de justiça foi trazido por ela como um fio condutor importante para o trabalho da Filtro que se materializa tanto na conexão de trabalhos a artistas de forma estratégica e sensível como também em se ter um olhar plural e empático entendendo que diversidade significa entregas mais criativas e com maior qualidade.
O grande desafio desse trabalho foi criar uma marca que fosse independente da Gabi, mas que trouxesse suas qualidades. Além disso, deveríamos mostrar a Filtro como uma marca pró-diversidade sem limitar por bandeiras.
Estratégia
A marca já existia e tinha consolidado seus clientes e parceiros. Diante disso, para o rebranding, foi importante ouvirmos essas pessoas no intuito de levar conosco o que havia de ótimo e melhorar o que fosse necessário.
Percepções da Pesquisa:
A marca era vista como um filtro pelos colaboradores. Pelos clientes, era vista como uma facilitadora. O viés empático e pró-diversidade era forte na percepção de ambas as parte. Para os clientes, essa característica era vista com bons olhos. A Gabi é o ponto humanizador da marca e referência para colaboradores e clientes.
Conclusões:
A percepção de uma empresa que azeita as relações de uma forma humanizada pode ser usada pra tratar os dois lados e criar um diferencial mais claro para a Filtro.
Criação
Para o processo de criação da nova marca, levamos em consideração a característica tipográfica trazida pela logo antiga e com a letra inicial minúscula. Mas nessa nova representação, trouxemos mais intenção criando um trajeto organizado com formas mais concretas. Para não perdermos a característica próxima da marca, utilizamos o círculo (figura central da identidade antiga) para desenhar as curvas desse trajeto.
Equipe
Gestão: Rafael Bersan
Design: Rafael Bersan e Felipe Barbosa
Pesquisa e Estratégia: Ingrid Sybele
Redação Criativa: Guilherme Hargreaves
Comercial: Rafael Bersan