Sabiá

Celebrando a Maturidade

NAMING ● IDENTIDADE VISUAL ● PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO ● COBERTURA DO EVENTO

Desafio

A produtora de eventos Encanta que Voa nos procurou no momento de criação de um festival para os 60+, uma ideia totalmente inovadora em Belo Horizonte. O projeto visa valorizar um público que, muitas vezes, não é o foco da produção de eventos e que, no entanto, gosta de ser ativo e de se conectar com outras pessoas. A programação com muita música, dança, cursos e feiras emana essa vontade de viver os anos de ouro, os 60+.

Nosso desafio foi criar toda a comunicação da primeira edição do festival envolvendo o visual e o estratégico.

Estratégia

Aproveitar – interagir – protagonizar a vida 

A primeira parte foi de entendimento do público: realizamos pesquisa, tanto virtual como direta, para entendermos o contexto e o público 60+. São pessoas respeitosas, esforçadas, adoram a comunidade e que, agora, têm como prioridade aproveitar essa terceira idade.

A pesquisa nos deu grandes insumos para criarmos personas e também para partimos para a criação do Naming. O nome Festival Sabiá foi pensado após várias rodadas de brainstorm em volta dos 3 conceitos chave (aproveitar – interagir – protagonizar a vida) resumidos na alegria de ser livre do pássaro sabiá.

Criação

Além do nome, desenvolvemos a marca identidade visual baseada, justamente no espaço onde os eventos aconteceram: à céu aberto em praças de Belo Horizonte. 

Através da ilustração e de uma paleta de cores animada, reforçamos o ideal de liberdade, diversão e segurança que o evento trás como proposta. O pássaro Sabiá é protagonista nas peças assim como as pessoas maduras seriam, no festival. 

O logotipo foi desenvolvido originalmente combinando características de uma tipografia tradicional, com o movimento e formas do passarinho. A sílaba tônica, que dá potência à palavra, foi evidenciada com um aceto que se infla de vida. 

Implementação

O festival Sabiá, hoje Portal Sabiá, segue levando informação, cultura e protagonismo para os 60+. Para a primeira edição, desenvolvemos a marca e a identidade visual do evento, além de todo o planejamento de divulgação (on e off) da primeira edição.

Equipe

Gestão: Luiza Garcia

Design: Rafael Bersan

Criação: Luiza Garcia, Rafael Bersan

Produção: Maíra Andrade

Comercial: Rafael Bersan