Mercado de Beleza e Tendências

Hellow Suspirers!

Mais uma semana – fria – começando e hoje quero falar com vocês sobre uma matéria quentíssima que uma amiga me mandou. É um suspiro de beleza com insights interessantes sobre mercado e comunicação.

Ao ler talvez você pense, mas e daí? Eu já sabia!

Porém, em alguns momentos é bom apreciarmos algumas conquistas. Uma afirmação dessas, de uma das maiores e mais tradicionais empresas de beleza do mundo falando sobre o fim dos padrões de beleza é um marco importante para que outras empresas do mercado também sigam o modelo de negócio.

Encerrando o momento comemoração, vamos para alguns destaques que achei legal trazer vocês sobre essa entrevista.

Mercado

O Brasil é o quarto maior mercado de produtos de beleza do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão. Mas, como um grande mercado é também concorrido e, diferente de muitos dos maiores, é bem diverso (tanto de marcas como de pessoas).

O brasileiro também usa muitos produtos de beleza. Como exemplo, aqui usamos em média 5 produtos capilares por dia, enquanto na França são 3.

Mapeamento da diversidade

Na entrevista, Marcelo Zimet (chefe da filial brasileira), disse que temos mapeados no Brasil 8 tipos de cabelo e 55 tons de pele (em todo mundo são 70 catalogados). Por isso, aqui é um ótimo mercado teste, respeitando algo que é essencial nos dias de hoje, a identidade de cada um.

Skincare ainda uma realidade distante

Entretanto, se cabelo e maquiagem as brasileiras amam, no skincare ainda estamos aprendendo: menos da metade usa produtos para cuidar da pele, inclusive os mais básicos mesmo depois da pandemia, momento em que os cuidados com a pele aumentaram.

Comunicação mais diversa

Outros pontos que achei animador nessa entrevista foram sobre como eles buscam acabar com o nicho de gênero na indústria cosmética, fazendo campanhas mais direcionadas para cada público. Sendo pressionada pelas marcas Natura e Boticário, que derrubaram gênero em suas campanhas anos atrás.

Mas, como sempre falamos aqui, mais que falar é preciso fazer, por isso eles possuem um plano para aumentar a diversidade na indústria.

Teste em animais e sustentabilidade

Por fim, ele diz que os testes em animais foram abolidos pela marca e que os testes são feitos em pele artificial ou em processos digitais.

Sobre o uso de plástico eles possuem uma meta de até 2030, reciclar 100% do plástico usado em suas embalagens e 95% dos ingredientes usados serem derivados de fontes vegetais renováveis, de minerais abundantes ou de processos circulares.

Acredito que o exemplo da L’Oréal é apenas um exemplo que podemos levar para nossos clientes. Aqui na Suspira já trabalhamos no mercado de beleza.

Ao criar a marca de procedimentos estéticos, Beauty Concept, pensamos muito em como levar dados para o cliente que defendia a diversidade e a beleza de cada um.

Quebramos o conceito de padrão de beleza e evidenciamos que a sua beleza é preciosa.

Quer ver como ficou? Clica aqui que temos um case completo 🙂

Uma semana bela e cheia de skincare para vocês!

Rafael Bersan

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *