O primeiro passo então é entender como é a navegação. Cegos e pessoas com baixa visão, navegam por meio de softwares que leem a tela, e “narram” o conteúdo. Os surdos, por sua vez, utilizam Libras, podem ter dificuldade de compreender o português. Pessoas com limitações motoras podem navegar pela boca, pelos olhos ou por comandos de voz.
Uma boa forma de transmitir a mensagem é pensar em uma comunicação multissensorial. Priorize legendas, textos com áudios e imagens com descrição. Uma forma muito usada é a hashtag #PraCegoVer. Se for possível, espalhe ao máximo o conteúdo em diferentes plataformas.
Ao pensar no visual o simples é essencial. Priorize fontes mais fáceis de ler e contraste. Textualmente, pense em palavras e sonoridade simples. Busque frases e parágrafos menores, evite o uso da voz passiva e figuras de linguagem.
Se lembre! Uma boa comunicação não é só sobre meio e mensagem, mas sobre se fazer compreendido de forma clara e eficiente.
Essa sementinha que deixo aqui na news de dia de hoje é também uma sementinha que plantei aqui na Suspira. Como disse lá no começo, é mudar um hábito e aprender a fazer diferente.
Bora?
Boa semana!
Rafael Bersan