Polêmicas do Consumo

Hellow Suspirers!

Provavelmente vocês já ouviram falar a frase: falem bem, falem mal, mas falem de mim. Nos dias de hoje, essa frase nunca fez tanto sentido.

Se antes a honra e a boa reputação eram preciosamente imaculados, hoje tudo vale. Principalmente, falar mal.

Tem um tempo que eu queria trazer esse assunto para vocês. Pois, nos últimos tempos tenho visto cada vez mais celebridades, marcas e até mesmo candidatos à eleição, usando esse tipo de estratégia para ampliar o alcance da comunicação.

Um exemplo recente foi o tênis destroied da Balenciaga vendido por R$3,2 mil reais. Um item de luxo que mais parece ter saído da lata de lixo. A repercussão negativa foi grande, mas levou o nome da marca para o mundo todo em matérias em veículos de imprensa e posts de redes sociais.

No fim, quem ama a marca defendeu e, provavelmente, gerou mais lembrança e identificação, aumentando o laço com seus clientes.

Inúmeras celebridades já usaram essa estratégia. Usando roupas e cortes de cabelo estranhos e armando flagras suspeitos.

A Anitta mesmo já comentou em algumas entrevistas como usou essa técnica para causar polêmica e ganhar espaço na mídia.

Nos dias de hoje essa técnica é ainda mais valiosa, pois o algoritmo das redes sociais aumenta a relevância da polêmica uma vez que, se todo mundo fala, mais pessoas recebem do assunto. E o principal ingrediente que alimenta essa polêmica é o ódio. Quem ama defende, quem odeia ataca e assim o ciclo se alimenta por incansáveis dias.

Um bom exemplo desse tipo de campanha é usado na campanha do atual presidente. A Anitta falou um pouco sobre essa tática no fio abaixo.

Quando falamos de marca, esse tipo de abordagem pode ser bem arriscada. Muita coisa está em jogo.

Porém, pode ser uma possibilidade para pequenas empresas se impulsionarem com baixo investimento de mídia. Querendo ou não, é uma forma muito interessante de ganhar espaço. Para aquelas que preferem fugir das polêmicas, esse é também um ponto de observação. Quanto mais espaço e mais réplicas se faz sobre um assunto, mais se rende nas redes.

Muitas vezes aprender a lidar com o tópico sem precisar de muitas respostas e postagens é o método ideal para gerar pouca e/ou abafar a repercussão, deixando a comunicação clara e educativa para que quer chegar até a sua rede receba todas as respostas que precisa e evitar polêmicas desnecessárias.

O que acham? Topariam uma polêmicas para crescer sua marca?

Boa semana!

Rafael Bersan

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *