Boca Rosa E Redes Sociais

Hellow Suspirers!

Hoje, quero conversar com vocês sobre a polêmica da semana passada e trazer insights em tendência e comunicação. Então senta que lá vem a fofoca.

Na quarta (1) a influencer e empresária Boca Rosa (Bianca Andrade) fez um post que polemizou na internet. Um simples stories (veja abaixo) com a rotina de conteúdo em um dia de trabalho da influenciadora.

Se você é do ramo da comunicação não deve ter achado nada de estranho ali. Mas, para a internet, a quebra do mito da espontaneidade foi algo polêmico.

Parece até ingenuidade pensar que alguma coisa, principalmente em um grande perfil, é espontâneo. E soa até engraçado pensar que muita gente ainda acredita nisso.

As tendências explicam um pouco para a gente o que está acontecendo. A nova era de influenciadores é chamada de GENUINFLUENCERS (genuínos + influencers). Eles não se identificam com os antigos influenciadores que colocavam uma publicidade por colocar, eles são mais interessados em transmitir mensagens e construir uma narrativa em torno do que eles acreditam.

Não à toa vemos a era dos produtos dos próprios colaboradores ou das linhas assinadas. Afinal, muitos influenciadores passaram a fazer, além de falar, sobre o que acreditam.

Para isso, a qualidade do que se posta é mais importante que os números, a discussão em torno de um assunto é o rei do conteúdo.

O caso da Boca Rosa ilustra isso bem. O burburinho em torno de um simples stories, gerou citação em canais de fofoca, conteúdo em página de negócios e muito burburinho nas redes. Ao se explicar a influenciadora deixou claro algo que ela já vem construindo, a sua imagem de empresária.

Essa ruptura, para a publicidade, vem na forma como o público consumirá as mensagens. Evidentemente por regra a publicidade deve ser sinalizada como tal. Porém, ela deve aparecer cada vez mais como um discurso. Evidenciando a importância do branding, acima da venda de produtos pura e simplesmente.

Vou trazer aqui mais uma vez o exemplo do perfil da Bianca (Boca Rosa). Hoje no seu perfil “pessoal” vemos poucos posts com os produtos da marca. Ela dedica o perfil à construção da sua imagem de empresária, mãe e mulher. Os produtos estão na sua maquiagem perfeita, no cabelo bem arrumado e, principalmente, na atitude que os produtos refletem.

Se você quiser ver os produtos ela dedica perfis específicos para falar somente deles. Já sobre sua empresa, ela também dedica um perfil específico para falar sobre como gerenciar um negócio na área de beleza. Dei um destaque específico neste perfil de negócios, pois tudo indica que logo ela poderá lançar um curso nessa área.

Para finalizar, quero destacar aqui a importância da construção de conteúdo alinhado ao branding. Como vocês sabem a Suspira é uma agência com foco em branding e sempre que fazemos conteúdo pensamos em uma forma de propagar o branding da marca de forma espontânea e genuína.

Para exemplificar, separei o case de fim de ano da MRV. Nele, alinhamos o branding da marca MRV e Co. com a marca MRV para disseminar nas redes sociais dos lovers da marca.

Boa semana!

Rafael Bersan

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *